Makura no Soshi

by Sei Shonagon

Blurb

Makura no Sōshi é um livro de observações e reflexões escrito por Sei Shōnagon quando foi dama da corte para a Imperatriz Teishi, consorte do Imperador Ichijo durante a década de 990 e início do Século XI no Período Heian no Japão. O livro foi concluído no ano de 1002.
No Makura no Sōshi, Sei Shonagon incluiu listas de todos os tipos, pensamentos pessoais, eventos interessantes na Corte, poesia e algumas opiniões sobre seus contemporâneos. Embora seja principalmente um trabalho pessoal, a escrita de Shonagon e sua habilidade poética torna interessante como uma obra de literatura, e é importante como um documento histórico. Muitos fatos que aconteceram na Corte nesta época só foram revelados neste livro. O livro foi traduzido para o inglês em 1889 por T. Purcell e William George Aston. Outras ​​traduções notáveis foram feitas por Arthur Waley em 1928, Ivan Morris em 1967, e Meredith McKinney. Inu makura foi uma paródia deste livro feita no Período Edo.
De modo mais geral, as notas de cabeceira são coleções de notas que foram recolhidas para mostrar um período ou a vida de alguém. No Japão, este tipo de notas são geralmente referidos ao gênero Zuihitsu .

Member Reviews Write your own review

Be the first person to review

Log in to comment