Dialética Negativa

by Theodor W. Adorno

Blurb

A Dialética negativa é um livro do filósofo, musicólogo e sociólogo alemão Theodor W. Adorno, uma dos expoentes da Escola de Frankfurt. O livro foi lançado em 1966.
O termo 'dialética' tem a mesma raiz da palavra 'diálogo'. Enquanto método e enquanto filosofia, "a dialética é a ciência das leis gerais do movimento, tanto no mundo externo quanto do pensamento humano", segundo Engels. Ela é a estrutura contraditória do real. Através dela compreendemos que as coisas estão sempre em relação recíproca, nada acontece por acaso, tanto nos fenômenos da natureza como nas relações entre os homens. Nada pode ser entendido isoladamente, fora da realidade à sua volta. Tudo e todos pertencem a uma "totalidade dialética", isto é, fazem parte de uma estrutura.
Os frankfurtianos questionam um sistema que nega ao homem o direito à própria vida - biológica, social, intelectual, política, econômica etc. Conscientes do poder mistificador da ideologia, eles se revelam melancólicos na busca por um mundo melhor e mais justo, criticando, inclusive, a indústria cultural que é usada para manipulação das massas e para matar, já na raiz, as legítimas manifestações culturais dos seres sociais.

First Published

1966

Member Reviews Write your own review

Be the first person to review

Log in to comment