The Big Sleep
Blurb
70 anos de um clássico
Lançado em 1939, O sono eterno é o primeiro romance do mestre da literatura policial noir Raymond Chandler. Também é nesta obra que surge a sua mais genial criação: Philip Marlowe, o ambíguo detetive particular que seria protagonista de todas as narrativas longas do autor.
O cenário é a Califórnia no difícil período da depressão, nos anos 30. Marlowe aparece como um personagem tão fascinante quanto complexo: cínico, aparência de durão, mas com um lado generoso e sentimental. À margem dos tiras, dos clientes e dos criminosos, ele é um solitário convivendo com as mazelas de um tempo difícil, na cidade grande apinhada de perdedores.
Em O sono eterno Marlowe é contratado por um velho general milionário e doente, que passa o dia envolto em um cobertor num orquidário úmido e escaldante. Pai de duas filhas lindas e complicadas, o velho general está sendo chantageado...
Eletrizante, estilisticamente perfeito, este belo livro foi adaptado para o cinema sob o título À beira do abismo, com Humphrey Bogart e Lauren Bacall. Setenta anos após sua primeira publicação, segue sendo um divisor de águas na história da literatura e da estética noir.
Member Reviews Write your own review
Be the first person to review
Log in to comment